Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Projeto Pesquisa Educação Ambiental
Educação Ambiental
Ismael Monteiro

Resumo:
O projeto trata da educação ambiental.

PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Meio ambiente – Educação Ambiental – Recursos naturais


1.1 TEMA

Educação Ambiental

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da preservação dos recursos naturais nas crianças das cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.

2 PROBLEMA

     Qual a importância de um trabalho educativo com crianças das cinco primeiras séries do ensino fundamental sobre a preservação dos recursos naturais?

3 JUSTIFICATIVA     

     A educação ambiental é uma das mais importantes exigências educacionais em todo o mundo na atualidade. Neste sentido, despertar nas crianças o conhecimento dos problemas ambientais e as formas para resolvê-los é uma iniciativa muito positiva por parte dos educadores, porque vai levar a aprendizagem ecológica para dentro das casas e vidas dos educandos.
     Se as crianças crescerem e desenvolverem a responsabilidade ambiental poderão participar, quando adultas, nas decisões políticas das sociedades em que habitam e poderão se tornar pessoas críticas e respeitadas.
     Embora não possa resolver todos os problemas ambientais, a educação ambiental pode influir decisivamente para isso, quando num futuro próximo, poderá tornar as crianças em cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres com relação à proteção do meio ambiente. Por isso, cabe aos educadores desenvolver um comportamento reflexivo na criança, dando sentido para que se desenvolvam atitudes de preservação ambiental.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

     Desenvolver a prática ecológica de preservação dos recursos naturais através do processo educativo.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

–     Identificar o que são recursos naturais e sua importância para o meio ambiente.
–     Analisar as práticas pedagógicas que envolvem o ensino do meio ambiente.
–     Propor ações para uma prática pedagógica que envolvam a preservação dos recursos naturais.

5 EMBASAMENTO TEÓRICO

     Para atender as suas necessidades de ordem física o ser humano precisa se utilizar dos recursos naturais. Neste sentido, o ambiente funciona como condicionante para a vida e as atividades humanas.
     Segundo VERNIER (1994, p. 98) “o mundo vivo é uma incrível ‘cadeia de vidas’, da qual nãos e destrói um elo impunemente. Os animais necessitam das plantas, as plantas necessitam dos animais para transportá-las e fecundá-las”.
     Segundo os PCNs (2001, p. 173) “a perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida”.
     O equilíbrio biológico criado pela natureza, fundamenta-se no sistema ecológico num sentido completo da coexistência e da vida própria de muitas espécies vegetais e animais. Por outro lado, quando acontece alguma alteração neste sistema ecológico ocorre um deslocamento do equilíbrio. Conseqüentemente, a cultura vegetal ou animal torna-se vulnerável às influências externas podendo desaparecer.
     O homem pode exercer domínio sobre a flora e a fauna terrestres, utilizando-o de tal maneira que provoque alterações no sistema ecológico natural por tempo indefinido. É sabido que o futuro da humanidade é incompatível com o modo de exploração dos recursos naturais, processos de produção, distribuição de renda, níveis de consumo e as inumeráveis formas de agressão ao meio ambiente praticadas pelo sistema capitalista vigente.
     Existe atualmente uma grande preocupação com os riscos ambientais, especialmente com questões como o aquecimento global, a poluição das águas, do ar e dos solos, que têm sido consideradas pelos pesquisadores como muito preocupantes.
     A degradação do meio ambiente tem sido constante em todo o mundo. Em seu comentário sobre o assunto, CORSON (1993) mostra alguns efeitos do desrespeito ao meio ambiente. A destruição das florestas a cada ano atinge uma área estimada de 8 milhões de hectares para ceder lugar ao cultivo de alimentos. O lixo industrial e o mau uso dos ecossistemas costeiros têm tornado o lugar da contaminação pelo petróleo como uma das maiores ameaças à vida nos oceanos.
     Estudos recentes apontam que o desmatamento é uma das principais causas da erosão do solo e da perda da diversidade biológica.
     DIAS (1994) cita que no Brasil, mais especificamente na Amazônia, os conflitos entre índios e garimpeiros; posseiros e donos de fazenda; o contrabando de madeira e metais; as doenças infecto-contagiosas que ameaçam e matam milhares de crianças são os fatores que mais contribuem para a degradação ambiental naquela região.
     O mesmo autor revela que em outras regiões do País também está ocorrendo muita degradação ambiental. O cerrado brasileiro sofre com as queimadas, o garimpo, ponto em risco a biodiversidade e a manutenção dos processos naturais que sustentam esse meio ambiente. A Mata Atlântica possui apenas 4% de sua área primitiva, por causa das devastações pelo homem. As matas de araucárias, que possuía uma área que abrangia cerca de 400.000km2 nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui atualmente apenas 4,5km2.
     Em seus comentários sobre o meio ambiente, CUNHA e GUERRA (1999) aponta a avaliação científica das mudanças climáticas, que mereceu destaque durante a Rio-92. Dentre os principais resultados do evento, destacam-se: a) a superfície da terra irá se aquecer mais rapidamente do que os oceanos; b) o clima regional irá se modificar de maneira diferente da média global; c) os oceanos terão um aumento do nível médio global do mar de 6cm por década; d) aumento da temperatura média global de 0,3% por década.
     JUCHEM (1992) relata que para se entender melhor a importância de manter em bom estado o meio ambiente, deve-se entender também as diferenças existentes entre sistema natural e sistema econômico. O primeiro é um sistema despoluído, saudável, equilibrado e auto-sustentável, ao passo que o segundo é instável, poluidor e explorador do meio ambiente.
     No sentido de promover a conscientização sobre a importância de se proteger o meio ambiente, a educação ambiental tem sido vista como uma necessidade das sociedades contemporâneas e, portanto tem sido amplamente discutida nos diversos países, à nível mundial. O importante é que estas discussões não sejam enfocadas e direcionadas apenas durante grandes eventos. É necessário a criação de mecanismos de divulgação da educação ambiental entre a população, democratizando seus princípios e ideais.
     VICTORINO (2000) relata que os objetivos específicos da Educação Ambiental, conforme as conclusões de Belgrado, conferências de Tbilise e do Congresso Internacional UNESCO-PNUMA - URSS, em síntese, são os seguintes:
•     cabe a Educação Ambiental facilitar ao público alvo, uma série de conhecimentos, na relação homem-mundo, visando transformar e aperfeiçoar a problematização crítica dessa relação;
•     auxiliar na formação de uma consciência que possibilite ao homem, perceber as transformações da realidade no meio ambiente global, que o leva a compreender as causas e os efeitos, fazer classificações, julgamentos e opções;
•     desenvolver atitudes favoráveis, valores éticos, estéticos e econômicos, que motivem sentimentos de respeito e econômicos, que motivem sentimento de respeito e interesse pelo ambiente, na tarefa de conservá-lo, preservá-lo e por fim, melhorá-lo;
•     fornecer aos indivíduos da coletividade, nas diversas modalidades em diferentes graus de complexidade, habilidades técnicas e científicas relacionadas às questões ambientais;
•     estimular o desenvolvimento e a participação aos grupos sociais, dando-lhes a oportunidade de intervir nas tomadas de decisões, para determinar e resolver os problemas ambientais.
     Vive-se atualmente, um período de transição histórica, na qual a consciência dos conflitos entre atividades humanas e meio ambiente está literalmente explodindo. Jamais na história da humanidade teve-se tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Em nenhum outro momento tivemos tantas capacidades (VICTORINO, 2000).
     A educação ambiental pode disseminar o conhecimento necessário para a conscientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente, porque ela é o instrumento capaz de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem o meio ambiente, a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.
     A prática da educação ambiental deve abranger vários conceitos, elencados por VICTORINO (2000) e JUCHEM (1992), que em resumo, são:
     
     a)     Na agricultura: É de todo interesse da agricultura tornar sua atividade sustentável. Para que a agricultura seja realizada de forma perpétua, deve-se dar atenção aos incentivos para o setor privado participar do controle da erosão, da utilização racional dos recursos hídricos e do uso de agrotóxicos. A erosão é considerada como um sintoma de manejo defeituoso do solo. A mais comum do Brasil é a erosão aquática, quando a água da chuva não consegue penetrar no solo. Existem muitas práticas no manejo que podem reduzir a compactação da superfície do solo ou promover uma estrutura de solo mais permeável. Entre essas estão as que constroem barreira vegetal ou mecânica contra a erosão. Esta prática   de conservação pode ser assumida pelo próprio agricultor. Pode-se convencer o produtor que vale a pena fazer a conservação em razão do aumento de produtividade.
          A conservação do solo através da biomassa está aumentando muito nas áreas de agricultura comercial no Sul do Brasil. No início dos anos 80, o IAPAR e alguns produtores começaram a experimentar o plantio direto como forma de manejo dos solos. Hoje há cerca de 2 milhões de ha sob plantio direto.
          Avaliações sistemáticas recentes dos efeitos das novas técnicas de manejo do solo demonstram que elas aumentam a capacidade de resposta da produtividade aos níveis usados de fertilização e reduzem o tamanho dos tratores e as horas trabalhadas necessárias para os mesmos cultivos. Essas economias, mais os ganhos de produção, resultam e um incremento na produtividade de 5% a 25% por cento, mais do que ultrapassando os custos adicionais da incorporação de culturas de cobertura, e, o que é muito mais importante para o meio ambiente, os custos do uso de mais herbicidas.
     b)     Reduzir o risco de poluição ambiental nas águas das grandes cidades.
          Exemplo: a construção de três lagos de estabilização do rio Sarapuí como a solução mais barata para o tratamento de esgotos de parte da cidade do Rio de Janeiro. Essas lagoas dispensam equipamento eletromecânico e não necessitam de pessoal de operação e acabam com o contato direto da população com as valas negras permitindo a melhoria da qualidade das águas do Rio de Janeiro. O sistema de lagoas de estabilização em série, é capaz de remover 95% das impurezas da água.
          Outro exemplo é o sistema de tratamento alternativo de esgotos adotado em Cosmópolis (SP), na bacia do rio Piracicaba. Todo o processo é feito em 500 metros quadrados. O equipamento usa a pressão da água e as reações químicas na dispersão dos poluentes.
     c)     Conservação da biodiversidade das florestas. Exemplo: na serra da Concórdia, em Valença, está sendo iniciado o programa Trilha Ecológica. O objetivo é, através do contato com a natureza, preservar a fauna, flora e o ecossistema da região, que está incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica desde 1994. Pelo programa, os caminhantes têm a disposição instrutores e guias especializados que fornecem informações sobre a importância da mata para o equilíbrio ecológico e para o clima, além de informar sobre os ciclos biológicos e a formação das águas desde as primeiras nascentes.
     d)     Estimular o plantio de árvores em cidades ou locais onde ocorre a devastação. Exemplo: em Ribeirão Preto (SP), estão sendo plantadas 809 mil árvores nas ruas, avenidas e áreas urbanas em geral, visando atingir o índice de 12m2 de área verde por habitante, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMC).
     e)     Instalação de equipamentos de controle da poluição atmosférica para tratamento das correntes gasosas, que podem ser:
          a)     para remoção de partículas:
               - câmaras de sedimentação
               - ciclones
               - filtros de manga
               - precipitadores eletrostáticos
          b)     para remoção de partículas e absorção de gases:
               - lavadores de gases
               - torres
               - pós-queimadores
          c)     para absorção de gases:
               - lavadores de gases
               - torres
               - absorção com filtro de carvão
               - pós-queimadores catalíticos.
     f)     Efetuar um planejamento das áreas de florestas para sua adequação à agricultura, produção de madeira, proteção da vida selvagem e outros usos. Este planejamento visa contudo, a proteção dos cursos de água, produção sustentável de bens oriundos da floresta, conservação de espécies e recreação.
          Exemplo: em 1984, a Fundação Ford na Indonésia, com o apoio do governo, ajudou a criar o Grupo de Trabalho para Área Florestal Social, que tinha o intuíto de encontrar modos social e ecologicamente aceitáveis de administrar as florestas de Java. Usando técnicas agro-florestais que combinam árvores e cultivo de alimentos, os produtores plantaram espécies de árvores distantes o suficiente para que restasse espaço à plantação de alimentos no mesmo terreno. Os produtores foram, ainda, incentivados a plantar árvores que dessem frutos, carvão vegetal e madeira. O agro-florestamento conserva a fertilidade do solo, pois o cultivo de alimentos, como legumes, repõe os nutrientes que são retirados do solo por outros cultivos.
     g)     Estimular o uso de tecnologias industriais limpas - por exemplo, decapando peças de metal por fricção mecânica (em vez de mergulhá-las em banhos de ácido), vulcanizando a borracha por microondas (em vez de mergulhá-las em banhos de sais fundidos), ou descascando os legumes mecanicamente (em vez de mergulhá-los em banhos).
     h)     Incentivar a prática da cultura ecológica, ou seja o meio de produzir “limpo”. Para isto, deve-se utilizar os seguintes métodos:
          –     Ajustar as doses de adubos às necessidades da planta - espalhando as quantidades certas nos melhores momentos e, se possível, fracionando o aporte aos momentos-chave de crescimento da planta.
          –     Melhorar o modo de disseminação dos adubos.
          –     Evitar as “perdas” de azoto, que ocorrem principalmente quando o solo está nu ou pouco coberto: daí a idéia de implantar culturas de inverno que consumam os restos de azoto do solo e evitem sua lixiviação.
     i)     Utilizar o processo de industrialização sem riscos, divididos em: industriais, nucleares, acidentes no mar e transportes perigosos.
          –     Os riscos industriais: na Europa há a adoção de uma diretriz européia, chamada “diretriz Seveso” , que obriga as fábricas com riscos a fazer “estudos de perigo”, ou seja, prever planos de intervenção (dentro e fora do estabelecimento), no sentido de informar o público dos arredores e planejar um domínio da urbanização (zonas “francos” ao redor das fábricas).
          –     Os riscos nucleares: preparação de equipes para situações de crise.
          –     Os acidentes petrolíferos no mar: cinco a dez acidentes graves acontecem todos os ano no mundo, segundo a Organização Marítima Internacional (OMI). Assim, é necessário que se obriguem os navios petroleiros ou químicos a ter cascos duplos, compartimentos (para que tudo não seja despejado no mar), tripulações qualificadas e sérias, proibindo certas rotas perigosas e sensíveis.
          –     Os transportes perigosos - proibição de certos itinerários, a formação dos homens, o acompanhamento por rádio dos veículos mais perigosos, a segurança das empresas de transporte devem ser ampliadas.
     j)     Ampliar a proteção à natureza, através de:
          –     Reservas, parques - um dos meios de salvar as espécies e seus habitas é criar “reservas”ou “parques”, cuja finalidade é proteger e conservar.
          –     Conservatórios botânicos, zoológicos - destinados a animais à beira de extinção.
          –     Estímulos econômicos e fiscais, como:
               a)     taxas - para penalizar produtos e atividades desfavoráveis ao meio ambiente;
               b)     isenção de taxas ou subvenções - favorecendo produtos ou atividades “simpáticas” ao meio ambiente.
     l)     Incentivar a criação de escolas voltadas à prática do meio ambiente, principalmente no Brasil, se possível, nos moldes de escolas européias, como a Fundação para Educação do meio Ambiente, que organiza aulas sobre o mar ou ações de reflorestamento. Exemplo: na França, a Educação Nacional não deixa de se associar às organizações internacionais, às associações, às coletividades locais, às administrações de parques naturais, com aulas sobre as montanhas, o mar, as águas, as florestas.
     m)     Adoção de tática educacional e de sensibilização da população, mediante processo permanente de orientações, além das ministradas nos diferentes graus e métodos escolares.
     n)     Amplo intercâmbio nacional e internacional de informações e de experiências entre pessoas de interesses divergentes nas questões de ordem ambiental, visando à sensibilização e à conciliação entre o desenvolvimento socio-econômico e a preservação e conservação do ambiente.
     

6 METODOLOGIA

     A metodologia escolhida para o futuro trabalho será a bibliográfica, em razão de que “as pesquisas se propõe a análise das diversas posições acerca de um problema, costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente a partir de fontes bibliográficas” (GIL, 1991, p. 48). Isso encontra semelhança com o estudo a ser realizado, porque pretende-se analisar a importância de um trabalho educativo com crianças das cinco primeiras séries do ensino fundamental sobre a preservação dos recursos naturais.

8 REFERÊNCIAS


CORSON, Walter H. Manual global de ecologia: o que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. São Paulo: Augustus, 1993.

CUNHA, Sandra Baptista da e GUERRA, Antonio José Teixeira (orgs.) Avaliação e perícia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e prática. São Paulo: Gaia, 1994.
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasil: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

FREITAS, Vladimir Passos de et al. Crimes contra a natureza. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

JUCHEM, Peno Ari. A questão ambiental. Maia. 1ª ed. São Paulo: PIAB, 1992.

VERNIER, Jacques. O meio ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1994.

VICTORINO, Célia Jurema Aito. Canibais da natureza: educação ambiental, limites e qualidades de vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

VITERBO Junior, Ênio. Sistema integrado de gestão ambiental. São Paulo: Editora Aquariana, 1998.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52968


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55778 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55013 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54783 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54687 Visitas

Páginas: Próxima Última