Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A AMBIÇÃO MOVE O MUNDO
AMBIÇÃO
Ismael Monteiro

Resumo:
Trabalho sobre a ambição

A AMBIÇÃO MOVE O MUNDO

     Não fosse o dom com que a natureza dotou o homem, chamado como am-bição, o mundo atual não teria o desenvolvimento que ora possui.
     A ambição envolve todos os setores, sejam artísticos, culturais, engenharia, medicina, agricultura, ciência, enfim, muitos outros mais.
     No desenvolvimento das empresas de todos os segmentos, a ambição faz com que se produzam sempre novos produtos cada vez mais sofisticados, como também faz os consumidores exigirem constantemente inovações.
     As constantes mudanças fazem com que o conhecimento humano aumente em ritmo acelerado. O que há de diferente num mercado em que a cultura se rela-ciona com a cultura e em que o conhecimento é não apenas uma forma de modificar produtos, mas um produto em si mesmo? Eis algumas diferenças:
     Os recursos são infinitos;
     Quanto mais se dá, mais se tem;
     É quanto mais se tem, mais se precisa;
     A flexibilidade é quase absoluta (a matéria-prima: o pensamento, é maleá-vel);
     Não há depreciação do produto (que vem a ser uma idéia). Há relação com a idéia sucessora.
     O que funciona segundo essa nova lógica? Toda a área de saúde, ciências, comunicação, educação. Na indústria tradicional, os conceitos é que dão origem aos produtos. Por isso, citando como exemplo: num desfile de modas, não importa se aquelas roupas nunca vão ser usadas na rua; não é o produto que está à venda, é o conceito que vai influenciar um mercado têxtil de milhares de reais.
     Seguindo essa lógica, a concorrência não se dá mais no espaço, e sim no tempo. Exemplificando: a disputa pela descoberta do vírus da AIDS pelo cientista americano Robert Gallo e pelo pesquisador francês Luc Montagnier. As duas equi-pes e todos os pesquisadores que atuam nisso têm interesses idênticos: curar a do-ença. Entretanto, a disputa gira em torno de quem faz as descobertas primeiro. Este exemplo mostra a prova cabal da existência da ambição, que está inata nos ho-mens, bem como, a superioridade das pesquisas orientadas pela ambição sobre a orientada pelos recursos.
     Todos os indivíduos, como também as empresas ambicionam chegar ao to-po em seus empreendimentos, usando de todos os meios factíveis e intelectuais, a fim de alcançar as metas projetadas.
     Os executivos para enfrentarem os desafios de um futuro incerto, ao inicia-rem um novo processo de reformulação de estratégias nas empresas, devem se condicionar para o futuro independentemente de sua situação atual. Isso representa um conteúdo baseado no futuro direcionado pela ambição.
     A conotação com a ambição encontra-se no desafio posto às empresas, a fim de criar processos e instrumentos, bem como estimular a criatividade e a confi-ança. O objetivo visado é capacitar a empresa a alcançar as metas qualificativas necessárias para as estratégias alicerçadas nas ambições reais das pessoas.
     Assim, foi criada a estratégia orientada pela ambição. Para definir essa am-bição, a organização deve partir de tuas perspectivas diferentes: “de fora para den-tro” e “de dentro para fora”, e depois combiná-las, conforme o quadro abaixo:


     AMBIÇÃO     

     
DE FORA PARA DENTRO
Perspectiva de mer-cado.

Etapas:
1. Desenvolvimento de cenário para o se-tor.
2. Tradução dos ce-nários em empresas ideais que atuariam em cada cenário.     




ALINHAMENTO     DE DENTRO PARA FORA
Perspectiva interna.

Etapas:
1. Visão pessoal.
2. Visão organizacio-nal.
3. Tradução da visão em objetivos específi-cos e mensuráveis.




     A perspectiva “de dentro para fora” (focaliza as capacidades e recursos in-ternos) complementa a perspectiva “de fora para dentro” (focaliza os fatores críticos para o sucesso no ambiente competitivo externo), e incorpora as ambições das pes-soas que constituem a empresa. Desta forma, a ambição é tão importante numa empresa, porque quanto mais dinâmica se torna a competição, menos nítidas tor-nam-se as fronteiras da arena competitiva, dificultando também a identificação e an-tecipação dos movimentos dos rivais e assim, a ambição torna-se um fator decisivo numa estratégia de competição, porque através dela pode-se descobrir novas op-ções de mercado. Mas como isso ocorre? A ambição desperta novas chances de mercado, bem como, a revelação de sentimentos e prioridades até então ocultos.
     Para comentar um fato real: os carros fabricados antigamente pela Ford - eram produzidos somente na cor preta, diferentemente do que acontece atualmente, onde o comprador pode adquirir qualquer cor de carro, inclusive da Ford. Ambicio-nando manter-se como líder na fabricação de carros. A Ford teve que modificar seu sistema antigo, adequando-se ao desenvolvimento atual.
     A criatividade, que nada mais é que a proposta de novas soluções, gera sempre novas idéias e estabelece novas tendências. A presença de criadores den-tro das empresas é uma condição essencial para atingir os pontos mais altos, tão ambicionados por elas. Esses “criadores” devem desenvolver os recursos e as ca-pacidades necessárias para ganhar ou sustentar vantagem no ambiente competitivo emergente.
     Com a globalização dos mercados, onde a grande maioria das empresas tem acesso aos mesmos recursos, o desafio da criatividade torna-se ainda mais ur-gente. E essa criatividade não pode andar só, ela precisa da ambição para tornar-se realidade! Assim, as empresas atuais precisam desenvolver uma Estratégia Orien-tada pela Ambição, que contemple a aquisição de valores comportamentais para construir o impulso sustentável e criar maturidade para a mudança aliado a um con-teúdo capaz de avaliar cenários futuros e desta forma, descobrir ambições para se executar estratégias competitivas que precisam ser contínuas.
     Para impulsionar a ambição em atingir um objetivo específico, é oportuno observar o seguinte lema: “Você tem uma grande oportunidade de ser o primeiro em alguma coisa, portanto, mexa-se! “


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 61649


Outros títulos do mesmo autor

Haicais Ismael Monteiro
Haicais VITÓRIA DOS POLÍTICOS Ismael Monteiro
Haicais FIM DOS VALORES Ismael Monteiro
Haicais SOFRIMENTO DO POVO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICA Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICA Ismael Monteiro
Haicais SEM HONESTIDADE Ismael Monteiro
Haicais O POVO CHOROU Ismael Monteiro
Poesias O POEMA Ismael Monteiro
Poesias ALEGRIA Ismael Monteiro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62465 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62436 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62432 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62428 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62389 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62388 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62382 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62380 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62364 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62355 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última