Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“ARTE para CRIANÇA”
Tânia Du Bois


        Visitando “sebos” na internet, encontrei a coleção Arte para Criança - edição de julho de 2003. E, como bem disse certa vez o poeta Cleber Teixeira, “Um livro só ganha vida própria após transitar por um sebo”.
        Arte para Criança é projeto de arte-educação, com o objetivo de homenagear o público infantil e retratar o esplendor por certas palavras, certas formas, certas cores.          É um projeto que se preocupou em usar a linguagem infantil para a criança ampliar o conhecimento sobre as artes e vivenciar textos e imagens de maneira criativa. O mundo dos homens e suas artes, representados em livros, com a finalidade de unir a arte plástica com a literária.
        A coleção é composta por vários volumes e desejo falar em especial do livro NAVIO DAS CORES, onde se encontram gravuras de Lasar Segall, artista que espelha sensibilidade e emoção através do seu trabalho. O livro foi escrito baseado na história da sua vida.
        A história contada pelo escritor Moacyr Scliar configura o encontro do artista com o escritor e oportuniza ao leitor dialogar com o texto e a gravura e ainda penetrar naquele universo mágico.
        O livro é um encanto: pintar e historiar são a melhor parte a ser vista e vivida, como Scliar contou:
“...
Como a história que agora vou contar, a história do menino que adorava letras.
Ele as adorava desde muito pequeno.
Porque o pai trabalhava com isso, com letras.
Era copista.
Esta profissão, praticamente não existe mais.
Os livros são feitos em máquinas.
...
Como o pai, o menino queria desenhar letras.
E desenhava letras, desenhava muito bem, tão bem que o pai se admirava:
- você copia tão bem quanto eu – dizia.
Mas então o menino descobriu que queria fazer mais do que copiar.
Ele queria desenhar.
...
E assim, desenhava, preto sobre o branco
Também aprendeu a fazer gravuras.
E o menino estava descobrindo:
dá para contar uma história falando.
Dá para contar uma história escrevendo.
E dá para contar uma história, talvez toda a história de nossa vida, através de imagens...”

      Moacyr Scliar, gaúcho de Porto Alegre e Lasar Segall, russo, de Vina, Lituânia, juntos nessa obra, incentivam a leitura ao oferecerem uma história rica em emoções e bela em gravuras.
      Acredito que o contato com diferentes culturas contribui para o crescimento intelectual, despertando na criança que tudo é possível no reino da imaginação. Não importa qual a história que ela leia, as fantasias são exemplos para que a criança comece a entender o até então inexplicável. E, através da magia da leitura, descobrir o movimento fantástico da criação nessa Arte para Criança.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61736


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62783 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62761 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62734 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62715 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62710 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62632 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62617 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62603 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62596 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62595 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última