Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PALAVRA: poesia
Tânia Du Bois

Concordo quando Chico Buarque disse que “agora posso cuidar da poesia”, pois, ela trata a palavra em seu momento mais inspirado, no inteligente jogo de significado e significante.
O brasileiro desvenda os segredos das palavras através da poesia, comunicando-se com a linguagem da liberdade, podendo criar novos ideais, voar, sonhar e até mesmo vivenciá-la.
          POESIA É VIDA! Ela nos brinda com palavras mágicas. Então, pergunto: qual é o segredo que elas guardam? Lêdo Ivo responde: “A poesia é um segredo / feito de êxtase e medo / que não confio a ninguém - nem a mim mesmo".
           E como cada um de nós ao ler um poema sente esse segredo? Bem, magicamente, o inatingível torna-se palpável. De alguma forma participamos vivenciando momentos e emoções. Destacar a palavra “poesia” mostra a sua importância e como ela muda as nossas vidas, tornando-nos novos amantes da poesia.
           Desejamos segredo maior que o contido nas expressões poéticas?
           “... você foi o melhor dos meus erros //...
             você foi a mentira sincera /
             ... esqueci de tentar te esquecer.” (Outra Vez, de Isolda)
            Sentir a energia que emana do relacionamento direto entre o escritor e a sua obra, do letrista com sua lírica, é algo imperdível para as pessoas de sensibilidade.
               Como escreveu o poeta Ferreira Gullar, “... pretendo que a poesia tenha a virtude de, em meio ao sofrimento e ao desamparo, acender uma luz qualquer”. E, Jorge Luis Borges, arremata que “a poesia não é alheia, a poesia está logo ali, a espreita. Pode saltar sobre nós a qualquer instante. E a vida, tenho certeza, é feita de poesia.”
               Poesia é descobrir a essência mágica das palavras. A linguagem como significado, como expressões que avessas ao poema destacam o fascínio do código em si. Seu ingrediente fundamental é despertar nossa atenção para ser explorada em papel literário e transformada em magia.
               Encontro em Edson Cruz: “... vendo o escritor não como construtor, mas como colecionador que se comunica com o mundo ao conquistar sua coleção de palavras”.
     Assim, os temas viram releituras, na medida para os amantes da poesia, como em Pedro Du Bois:
“Poesia de palavras simples / rimas simples: / expressa sentimentos
explora sentimentos / sente / o fazer feliz /      deixar feliz. //      Poesia de palavras certas / em seus significados...”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61767


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MÃES: o espaço das palavras Tânia Du Bois
Artigos DESCOBERTA FANTÁSTICA Tânia Du Bois
Resenhas DE ONDE VÊM AS IDEIAS? Tânia Du Bois
Artigos PORTINARI, entre traços Tânia Du Bois
Artigos NA MOLDURA DA JANELA : A COR DA FLOR Tânia Du Bois
Artigos NÚMEROS RECONTADOS Tânia Du Bois
Artigos Tempo: A MELHOR MEDIDA É A DA POESIA Tânia Du Bois
Artigos MULHER Tânia Du Bois
Artigos de pó em palavra: COADOR Tânia Du Bois
Artigos “Será Que Ele É?” Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 311 até 320 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Como a frase conquista - Henrique de Shivas 62034 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 62031 Visitas
O Cuidar e o Educar na Educação Infantil - Joisa Margarete Taube da Veiga 62030 Visitas
Contação de História na Educação Infantil - Olina de Araujo Spigolon 62030 Visitas
Resumo - Contratos - Isadora Welzel 62030 Visitas
Fazendo Paixão - José Ernesto Kappel 62030 Visitas
Memória e mentira - Flora Fernweh 62030 Visitas
Sonho e realidade - Cláudio Thomás Bornstein 62029 Visitas
O Que Será Que Houve? - Jonas de Barros Vasconcelos 62029 Visitas
Pensamentos Duvidosos - José Ernesto Kappel 62029 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última