Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“O LIVRO das METADES DO JOÃO”
Tânia Du Bois

O Livro das Metades do João é o livro infantil escrito por João dos Santos, quanto tinha entre 6 e 7 anos de idade. João Albuquerque dos Santos, nordestino de Fortaleza, nascido em 1993.
    Segundo seu pai, Fabiano dos Santos, também escritor, “João gosta tanto de desenhar que, às vezes, penso que foi ele próprio que se desenhou quando ainda morava na barriga da sua mãe. Parece que nasceu com um lápis de cor na mão e com ele foi crescendo e desenhando o mundo”.
     O livro nasceu quando João, ainda pequeno, mostrou ao seu pai os desenhos das metades, inspirados nas descontraídas tramas da vida, ”do mundo que mora dentro da sua cabeça e do mundo que mora fora do seu corpo”. Fruto da sua imaginação, criou com descontração, e de acordo com o espírito da idade, verdadeiros mimos da alma transformados em desenhos.
      O livro é interessante e diferente. Os desenhos, trabalhados com traços precisos do seu mundo infantil, onde mostra as metades criança de João e as metades “fora do corpo”, que brinca com as metades do escritor.
     O livro tem ritmo iluminado. O menos é mais, porque traz movimentos com palavras marcantes, como seu espírito. É surpreendentemente criativo e atrativo:

“Sou a metade feliz / sou a metade triste //
Sou a metade nu / sou a metade vestido //
sou a metade sem olho / sou a metade com olho //
sou a metade acordado / sou a metade dormindo //
sou a metade com osso / sou a metade sem osso //
Sou a metade dia / sou a metade noite //
sou a metade água / sou a metade fogo //
Sou a metade viva / sou a metade morta //
Sou a metade pedra / sou a metade areia //
Sou a metade bicho / sou a metade homem //
sou a metade flor / sou a metade gente //
sou a metade negro / sou a metade branco...”

    E a educadora Luíza de Teodoro declarou: “o grande santo João, contou-nos o novo mundo e o novo homem. Ainda pequeno João nos mostra agora, o que a infância pode ver do que somos. Bendito sejas João dos Santos”.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61746


Outros títulos do mesmo autor

Artigos ESTANTE Tânia Du Bois
Artigos QUANTO TEMPO CONSEGUIMOS FICAR SEM O CELULAR? Tânia Du Bois
Artigos RISCAR O VIDRO DA JANELA Tânia Du Bois
Artigos TELEVISÃO Tânia Du Bois
Artigos “VOZES da NATUREZA” Tânia Du Bois
Artigos QUAL É O NOSSO LIMITE? Tânia Du Bois
Artigos RODA VIVA Tânia Du Bois
Artigos Próxima conquista: CONVERSAR Tânia Du Bois
Artigos VOCÊ e EU Tânia Du Bois
Artigos VIVER COM ARTE Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Coração - Marcos Loures 62506 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 62505 Visitas
Mórbido - Maria Julia pontes 62502 Visitas
Segredo de menina - Ana Maria de Souza Mello 62496 Visitas
A menina e o desenho - 62495 Visitas
NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! - Lailton Araújo 62487 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62483 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62478 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 62473 Visitas
Desabafo - 62471 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última