Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MEDICOS SEM FRONTEIRAS E SERRA LEOA
MSF
Wagner Paulon

Resumo:
Surto da doença fez governo do país decidir imunizar toda a população do distrito de Bo, que tem cerca de 525 mil habitantes

MEDICOS SEM FRONTEIRAS E SERRA LEOA
Surto da doença fez governo do país decidir imunizar toda a população
do distrito de Bo, que tem cerca de 525 mil habitantes

19/01/2009 – Médicos Sem Fronteiras (MSF) está participando de uma campanha de vacinação em resposta ao surto de febre amarela em Serra Leoa. A campanha de cinco dias teve início no dia dez de janeiro e tem como objetivo a imunização de 525 mil pessoas.

Trinta e cinco equipes de vacinação lideradas por MSF, com dez pessoas cada uma, estão trabalhando em Bo, a segunda maior cidade do país, e em suas redondezas. A doença, transmitida pela picada de mosquito, é tão séria que a confirmação de um único caso é suficiente para a realização de uma campanha de vacinação em massa.

Em resposta ao surto, as autoridades sanitárias de Serra Leoa decidiram vacinar toda a população do distrito de Bo, que tem aproximadamente 525 mil habitantes. MSF tem por responsabilidade imunizar 225 mil pessoas, ação realizada com a cooperação do Ministério da Saúde, que está encarregado de vacinar o restante da população.

"As pessoas que contraem a febre amarela correm um alto risco de morte e, como muitas pessoas na área não são vacinadas contra a doença, é importante ter acesso e vacinar essas pessoas rapidamente, para prevenir que essa doença se espalhe", contou Johan Mast, chefe de missão de MSF na Serra Leoa.

Não há tratamento específico disponível para a febre amarela e a única opção é tratar os sintomas, que incluem febre, icterícia e hemorragias. Entre os que contraem a forma mais grave da doença, cerca da metade morre. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a febre amarela provoque a morte de 30 mil pessosa por ano, principalmente na África. Surtos da doença podem ser prevenidos e controlados com campanhas de vacinação em massa, cujo foco são adultos, com exceção das mulheres grávidas, assim como crianças com mais de nove meses de idade.

Na semana passada, equipes de MSF deram início às atividades de comunicação para informar as pessoas no distrito sobre a campanha e a importância de se vacinar.

"Nós temos carros com auto-falantes circulando, cartazes espalhados pelo vilarejo e centros de saúde e mensagens no rádio para que as pessoas tomem conhecimento da campanha", afirmou Vikki Stienen, coordenadora de emergência de MSF em Bo. "Nós também temos promotores de saúde usando megafones e que tiveram encontros com os líderes locais, professores e autoridades do governo".

A febre amarela é endêmica em Serra Leoa e as imunizações de rotina só tiveram início em 2002, tendo como foco bebês com entre nove e 12 meses, mas deixando a maioria da população desprotegida contra o vírus.


Biografia:
Psicanalista e Mestre em Psicopatologia pela (Escola Paulista) em SP-BRASIL; Formação Integral e Análise Didática em Psicanálise; Psicólogo Clínico pelo (Saint Meinrad College) em USA; Pedagogo pelo (FEC ABC) em SP-BRASIL; MBA pela (University Abet) em USA; Curso de Especialização em Entorpecentes pela (USP) em SP-BRASIL; Livre Docente em Faculdades e Universidades Brasileiras; Exerce atividades Clinicas e Educacionais há mais de trinta e cinco anos; Membro de varias Sociedades Científicas Internacionais; Membro da “Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estado de São Paulo”; Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras” e Atual Diretor do Centro Psicanalítico de Ubatuba-SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 61721


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MEDICOS SEM FRONTEIRAS NO PAQUISTÃO Wagner Paulon
Artigos MEDICOS SEM FRONTEIRAS NA REPUBLICA DEMOCRATICA DO CONGO Wagner Paulon
Artigos MEDICOS SEM FRONTEIRAS E SERRA LEOA Wagner Paulon
Artigos MEDICOS SEM FRONTEIRAS E O HAITI Wagner Paulon
Artigos MEDICOS SEM FRONTEIRAS E A UNIÃO EUROPEIA Wagner Paulon
Biografias O MAIOR DIVULGADOR DA PSICANÁLISE NO BRASIL Wagner Paulon
Jurídicos PSICANALISTA Wagner Paulon
Artigos A ADOLESCENCIA E O APETITE SEXUAL Wagner Paulon
Artigos DEPRESSÃO PÓS-PARTO Wagner Paulon
Artigos DISPONIBILIDADE DAS DROGAS VERSUS ADOLESCÊNTES Wagner Paulon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 34.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62542 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62527 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62507 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62503 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62502 Visitas
Faça alguém feliz - 62491 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62491 Visitas
O Velho - Luiz Paulo Santana 62484 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62475 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 62469 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última