Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Quem quer verdades?
Joseph Shafan

Quem quer verdades?

Verdades de si, verdades dos outros, quem quer saber de verdade? Conforme Ionathan (18, 37-38), quando Yeshuah diz "Todo aquele que é das verdades (άληθείας) ouve a minha voz"; Quintus Pontius Pilatus, então, pergunta (sem obter resposta) "Que é a verdade (άλήθεια) ?".
Entre verdades, na verdade, nem sempre o intelocutor quer mesmo verdades, ou verdade; como o Rei dos Macacos na *Fábula de Esopo. Talvez seja questão de conveniência, ou bom-senso. Bom-senso, aliás, que falta a muitos que querem dizer verdades ou verdade que, no entanto, é apenas verdade (ou verdades) de si, o que pode acarretar, quando pouco (o bom-senso), ser inoportuno ou inconveniente.


*O Rei dos Macacos e Dois Homens - Tendo perdido o caminho, dois companheiros que caminhavam, depois de terem andado muito, chegaram à terra dos Macacos. Foram, então, levados ante o rei, que vendo-os disse: - Em vossa terra, e dos lugares de onde vindes, o que dizem de mim e de meu reino? Um dos homens respondeu: - Dizem que sois um rei grandioso, de gente sábia e culta. O outro, que gostava da verdade, respondeu: - Toda vossa gente são macacos, portanto irracionais e, sendo assim, vós que sois o rei também é um macaco. Ouvindo isso, o rei mandou que o matassem e, ao primeiro, ordenou que o tratassem muito bem.

Joseph Shafan


Biografia:
Escrevo porque gosto de transmitir em palavras o que penso.
Número de vezes que este texto foi lido: 65681


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O futuro está em nossos pés Joseph Shafan
Haicais Valorosa Joseph Shafan
Poesias Condolências Joseph Shafan
Cartas Para Amy Joseph Shafan
Poesias As Noruegas de Adolf Laden Joseph Shafan
Crônicas Boa Semana (apesar dos programas de TV do domingo) Joseph Shafan
Infantil O Lobo e o Cabritinho: Joseph Shafan
Ensaios PAZ AOS DE BOA VONTADE Joseph Shafan
Crônicas Desarmamento Joseph Shafan
Haicais Ao sabor do vento Joseph Shafan

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 60.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 66778 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66592 Visitas
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66344 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66273 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66267 Visitas
Esporte Clube - Helio Valim 66234 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 66205 Visitas
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 66179 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 66171 Visitas
Só mais amarguras - Luiz Fernando Martins 65981 Visitas

Páginas: Próxima Última