Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A travessia
Carlindo Soares Ribeiro

O HOMEM pediu que ele apressasse o passo. Mas o menino não tinha mais forças. E disse eu não consigo mais caminhar, já que a noite está tão próxima, por que é que a gente não se senta pra descansar e volta a caminhar amanhã? O homem ficou puto com as ponderações do menino que não queria segui-lo e esbravejou que tinham que seguir, não tinham nada que esperar a noite chegar, aliás seguiriam caminhando mesmo com a noite fechada, já que o tempo estava firme e provavelmente a lua estaria clara e eles precisavam chegar na margem do rio, o barco com toda a tralha os esperava para a travessia.
     O menino olhou com raiva para o homem, o traste que o arrastava daquele jeito impiedoso sabia Deus para onde. O homem sentiu o olhar do menino cravar em seu peito e proferiu um palavrão que o menino não entendeu direito mas ficou pensando o que pudessem ser aquelas sandices que o chato do homem dizia de vez em quando. O homem fustigou o menino com a ponta da vara e ele resistiu mas viu que não adiantava resignar-se e seguiu-o a contragosto.
     Quando o sol se foi de vez o menino quase não enxergou mais o homem a sua frente. Não fosse o clarão do luar, o vulto desengonçado que seguia na dianteira desapareceria por completo. O menino gritou que precisava parar mais uma vez, estava apertado, se insistisse faria as necessidades na roupa mesmo. O homem deteve-se. O menino atrás do barranco estava demorando e o homem, impaciente, pôs-se a gritar que ele estava atrapalhando a sua vida, se não chegassem a tempo de atravessarem a culpa seria dele que era uma lesma, um estúpido que não entedia nada do que estava acontencendo.
     O menino subiu a calça e logo emparelhou com o homem. Não se olhavam. O homem não queria conversa, queria apenas seguir em frente. Parecia nem pensar ou se pensava pensava apenas em si mesmo. Por um instante, o menino compreendeu o homem e teve pena dele. Quanto tempo duraria a travessia? O homem com aquela incum-bência e ele, o menino, sem cooperação nenhuma... O homem pareceu adivinhar o pensamento do menino e acelerou ainda mais a marcha. Mas as pernas do menino pesaram como chumbo. Ele ficou para trás novamente e o homem ignorou-o dessa vez.
     Quando não avistou mais o homem o menino pensou em retroceder. Mas o homem poderia dar pela sua ausência e também voltar. E eles tinham que seguir. O homem só estava cumprindo as ordens que lhe foram dadas. O menino precisava compreender que era para o seu bem a travessia. Surpreendeu-se ao verificar que o homem o esperava e que, ao vê-lo, nada disse. E assim puderam seguir, o homem agora andando mais devagar, parece que também vencido pelo cansaço.
      O homem bocejou e o menino aproveitou a deixa para sugerir que parassem, a travessia poderia ficar para o outro dia. O homem teve um ataque de histeria ao ouvir o despropósito que o me-nino acabava de proferir. Será que era tão difícil assim compreender que tinham urgência, o barco os esperava, precisavam fazer a travessia, eram ordens, o tempo tinha sido cronometrado pelos pró-prios doutores, era a vida dele, do menino, que tinha que ser salva, não a sua...
     O menino custou a entender e o homem não quis perder mais tempo com explicações, só sabia que tinham que caminhar, ainda bem que a noite estava fresca e com mais hora, hora e meia de boa caminhada, estariam batendo na margem do rio para a travessia. Ali estaria cumprida a maior parte da sua missão, o resto era com os outros e com o próprio menino. O menino compreendeu o propósito do homem, mas uma raiva surda pela tenacidade do homem e pela forma com que ele o vinha conduzindo para a travessia, ignorando suas dores e fracassos, foi tomando conta do menino a ponto de ele desejar a morte repentina do homem.
     O homem imaginou o que poderia estar passando pela cabeça do menino e não se compadeceu dele. Tinha o coração duro para certas coisas. E o menino também era um fardo que ele tinha que carregar. O rio não devia estar longe. E de fato o terreno já começava a se inclinar e tinha certeza que com pouco estariam avistando o mundaréu de água. O menino viu no silêncio do homem uma afronta e resolveu espicaçar-lhe novamente dizendo que não agüentava mais, quisesse desistir da empreitada era só deixá-lo ali mesmo, ele não fa-zia questão de sobreviver não. De mais a mais, sabia que não faria falta pra ninguém e se pudesse descansava em paz e também deixava os outros descansarem em praz.
     A sombra do homem tomou a dianteira. E ele pensou quanta ignorância, meu Deus do céu, a margem do rio ali mesmo e o menino com aquela relutância descabida, pudesse deixava-o mesmo ali abandonado como um cão sem dono. E açodou a marcha. Mas o menino percebendo a intenção do homem apertou o passo e um sorriso súbito aflorou-lhe aos lábios quando a lua refletiu no lençol branco e enorme da água do rio. O homem também sorriu, tirou o chapéu, curvou a cabeça e achegou-se ao menino. E deram-se as mãos como velhos e bons companheiros.
     O motor do bote roncou e em poucos segundos, com os três seres a bordo, rasgou a água deixando atrás de si uma onda de espuma.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55544


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Ângelus Carlindo Soares Ribeiro
Sonetos Aos que se foram um dia Carlindo Soares Ribeiro
Sonetos Alegria triste Carlindo Soares Ribeiro
Contos DNA Carlindo Soares Ribeiro
Sonetos À minha mãe Carlindo Soares Ribeiro
Sonetos De bar em bar Carlindo Soares Ribeiro
Contos A testemunha Carlindo Soares Ribeiro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 Que rei sou eu? - Rafael da Silva Claro 5 Visitas

Páginas: Primeira Anterior