Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NA MOLDURA DA JANELA : A COR DA FLOR
Tânia Du Bois

Abro a janela e olho o horizonte: um jardim de primavera. Deixo o meu rosto descrever a luz do campo dos girassóis:
     “... Um campo de girassol / Parece um sol em poesia / Inundando de beleza / com seu amarelo ouro / Enche os olhos de alegria.” (Helena Serena)
     A primavera é como um girassol que envolve a todos com sua imponência, com seu porte majestoso e resistente que produz a flor, compondo a paisagem. E da janela reitero o desejo de um horizonte inatingível, como expressou Orides Fontela: “... variando de horizonte / porém sempre / andazmente fiel / fitando a luz intensamente...”
     Girassol: flor do sol que no jardim de primavera exibe alegria com sua cor e fantasia; sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.
     “Sempre que o sol / Pinta de anil / Todo céu / O girassol / Fica um gentil carrossel //... - Roda, roda, carrossel // Gira, gira, girassol / Redondinho como o céu / Marelinho como o sol. // E o girassol vai girando dia afora...” (Vinícius de Morais)
     O girassol é muito mais que uma flor, parece um carrossel que gira transmitindo sentimentos, emoções e ritmo, como nós, sempre em movimento, sem parar de experimentar a vida.
     Vejo a primavera como um girassol: com vida e dinamismo, que olha para os lados, para frente e atrás, relembrando a busca pelo novo e de como misturar a paisagem poética e a memória que traduz o lirismo:
     “Corri a porta, mas não pude abri-la. / Tinha as mãos ocupadas / Carregando flores. / Joguei-as fora e abri a porta. / Do outro lado / Havia um enorme campo / de girassóis.” (Dalva Agnes Lynch)
     A primavera é a estação que completa a paisagem, altera as imagens que por vezes revelam a condição humana, inusitada em flor de poesias:      “Cânon / da flor completa / metro / valência / rito / da flor / verbo // círculo / exemplar de helianto / flor e / mito // ciclo do complexo espelho / flor e / ritmo...” (Orides Fontela)
     Emoldurar a paisagem é revitalizar as palavras de Luiz Coronel: “Cada estação tem sua cena, que cabe numa moldura. A primavera é uma menina brincando de amarelinha...”
     O bem e a beleza que há no jardim vêm do meu olhar quando vejo um girassol sorrindo ao sol. No mesmo instante a flor vai se inclinando sobre o meu espírito. Sinto-me como quem sempre as contempla na moldura da janela: a cor da flor.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61711


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PARCEIRA DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos EM PASSOS PESSOAIS Tânia Du Bois
Artigos AUTÓGRAFOS Tânia Du Bois
Artigos SEDUZIR A PRÓPRIA MORTE Tânia Du Bois
Artigos Papel & Imaginação Tânia Du Bois
Artigos A CASA Tânia Du Bois
Artigos BATE bate CORAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos LIVROS E LOMBADAS Tânia Du Bois
Artigos MAL de AMOR Tânia Du Bois
Artigos NA LINHA DO TEMPO: Solha & Mulheres Notáveis Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 62629 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62627 Visitas
Idéais - valmir viana 62613 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62611 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62592 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62577 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62554 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62552 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62542 Visitas
Canção - valmir viana 62536 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última