Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Resíduos Humanos
Sustentabilidade
Xiko Acis

Resumo:
De todas as espécies vivas que existem no planeta terra, o ser humano é, sem dúvida, o que produz mais resíduos em sua existência. Já fazíamos isso há muito tempo quando estávamos nas cavernas e produzíamos basicamente lixo orgânico e, fazemos isso hoje de forma brutal, agora com a produção de resíduos de produtos industrializados.

De todas as espécies vivas que existem no planeta terra, o ser humano é, sem dúvida, o que produz mais resíduos em sua existência. Já fazíamos isso há muito tempo quando estávamos nas cavernas e produzíamos basicamente lixo orgânico e, fazemos isso hoje de forma brutal, agora com a produção de resíduos de produtos industrializados.
     A quantidade de plástico, metal, vidro etc que sai de uma residência é algo impressionante. Considerando apenas onde há coleta (56%), um ser humano brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia, com base nos levantamentos de 2008. Esse volume é mais ou menos o mesmo por todo o planeta. Estimando a população mundial em 7 bilhões de habitantes, produzimos cerca de 2.555.000.000.000 de lixo por ano. Isso é muito resíduo para um planeta tão pequeno como o nosso.
     Resíduo é uma questão de educação e compreensão. Deveríamos ter uma compreensão mais elaborada sobre os resíduos desde os primeiros anos de alfabetização e durante o resto de nossas vidas. Fritjof Capra, físico austríaco e ecologista de carteirinha, fala em uma “alfabetização ecológica”, como a alternativa mais viável para mudar o modelo mental da população e conseguir que a espécie sobreviva. Eu concordo com ele, porém não acredito que nossa espécie vá sobreviver. Creio nisso em função de vários outros motivos e não só o conhecimento ecológico. Somos egoístas demais para querer sobreviver em grupo.
     O mundo fala de sustentabilidade, porém as definições sobre o que é a sustentabilidade são confusas e limitadas. Depois de ler sobre esse assunto, acredito piamente que sustentabilidade é a consciência sobre os resíduos que produzimos: uma preocupação constante sobre os resíduos - de quem produz os produtos que consumimos - e outra preocupação maior ainda sobre o que fazem com os resíduos que produzimos.
     Em suma, sustentabilidade é uma preocupação sistêmica com resíduos de uma forma global: antes de consumir, ao consumir e depois de consumir.
     Imagine, por exemplo, que você se torne responsável pelo resíduo de tudo o que você venha a consumir até a transformação dele em algo que não agrida o planeta em tempo algum. Em outras palavras, o que você produzir de resíduo, deverá se transformar novamente em algo bom para natureza.
     Você consumiria o que está consumindo hoje? Consumiria da mesma forma e quantidade que consome? Procuraria produtos de empresas que ajudasse você com os resíduos? O que você faria efetivamente? Essa reflexão poderá ajudar você e o planeta.                              
Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Verão/2010


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52923


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69079 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57977 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57630 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55198 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55078 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54934 Visitas

Páginas: Próxima Última