Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
de pó em palavra: COADOR
Tânia Du Bois

De pó:
     os grãos de café passam por seleção eletrônica e, em seguida, por uma escolha manual, onde o café é selecionado no intuito de certificar-se a sua qualidade. Este é o segredo do café. A Internet também é um coador que seleciona escritores e textos. Creio que a possibilidade desse refinamento deve-se à visível demonstração de que a literatura continua viva e mantém, talvez por isso, seu progresso cultural de ser e de manifestar-se. A técnica parece buscar a essência da contenção, na medida em que cristaliza na organização dos textos uma expressão de inesperadas significações, como em Márcia Maia:

     “não eram meus olhos de bruma / que se refletem
                 na xícara de café / ora ausentes, ora baços //...”

     Em palavra:
     ao selecionar vem com um véu, defendendo a palavra, rica e expressiva, nos restituindo a realidade; desmontando a farsa e ainda com a pretensão de ser contundente.
     Ela revela talentos. É máquina poderosa, porque constrói “estradas”, com clareza e explicitude, ligando à nova linguagem, concentrada no sentido de revelação do ser. Reúne escritores e harmoniza os leitores pelo exercício de olhar e, nessa variedade, é a influência que diferentes leitores detêm, ou são detidos pelo coador de matérias, desvendando o nível do inusitado e do suposto que, filtrados pela imaginação criadora, ganham novas formas.
     A Internet é coador que passa-passará a literatura indo ao encontro das palavras com sentido, onde aumenta e diminui a interferência do escritor e do leitor; e pela liberação de todos os sentidos, de um universo de imagens, diálogo do escritor consigo mesmo, na revelação e no reflexo, através da linguagem criativamente apresentada.
     Juntar, buscar o sentido global que será um para cada leitor. A internet é “livro” múltiplo, aberto e enriquecedor, que propõe literatura: decompor, separar, refletir, mas antes de tudo perceber – realidade e fantasia – as relações do homem x texto x leitura, para conviver em fascinante mágica, como seres que assumem novas formas literárias e revelam sua modernidade.     
     Coador:     
     coador significa filtrar... Tantas coisas, tantas palavras. Logo, lembro do café que combina com momentos de encontro, troca de ideias como no dizer de Hugo Mund Júnior, “... cheiro de café / beijos enluarando a mesa / lá fora vela de canoa ao vento...”
     Café e cultura juntos à internet alteram o paladar das nossas vidas, através das escolhas, descobertas e sedução, como nas palavras de Francisco Alvim:

     “Olhar como se olham duas pessoas / meu café... /
                 entre o desejo a lembrança...”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 65712


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MÁGICA do CORAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PALAVRAS em MOVIMENTO Tânia Du Bois
Artigos A BUSCA da BELEZA Tânia Du Bois
Artigos PÁTINA DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos SÍNDROME das PALAVRAS Tânia Du Bois
Artigos PEDRAS DO DIA Tânia Du Bois
Artigos A CARTA Tânia Du Bois
Artigos NATAL: tempo dos desejos Tânia Du Bois
Artigos Tantas PERGUNTAS para meia RESPOSTA Tânia Du Bois
Artigos NO RITMO, EM TEMPO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Desabafo - 65840 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 65834 Visitas
Viver! - Machado de Assis 65833 Visitas
A menina e o desenho - 65832 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 65832 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 65832 Visitas
Vantagem competitiva invisível: - Isnar Amaral 65824 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 65822 Visitas
Pequenos Adultos - Pedro Trajano de Araujo 65820 Visitas
viramundo vai a frança - 65818 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última