Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Depressão
Wagner Paulon

Resumo:
Caracterizamos a Depressão Pós-Parto é a que ocorre no período do puerpério, definido cronologicamente entre o parto e os quatro meses seguintes.

DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Dr. Wagner Paulon
2007

Caracterizamos a Depressão Pós-Parto é a que ocorre no período do puerpério, definido cronologicamente entre o parto e os quatro meses seguintes. Um tipo comum de Depressão pós-parto é chamado de "blues" (ou tristeza), que tem duração de até 72 horas após o parto. E um período de transição e readaptação fisiológica, ou seja, o organismo da mulher, bem como o funcionamento de seu cérebro, se modificam durante a gravidez (principalmente alterações hormonais); após o parto estas modificações desaparecem quase imediatamente, sendo que o cérebro leva até três dias para acostumar-se com esta situação. Este quadro não necessita tratamento específico.

O quadro da Depressão puerperal grave é aquela que apresenta todas as características endógenas citadas anteriormente, devendo ser instituído o tratamento o quanto antes. Na maioria dos casos, a paciente e a família, "achando normal" o estado de tristeza, e confundindo-o com uma adaptação psicológica à chegada do filho, pode atrasar o tratamento, com piora progressiva do quadro com o passar do tempo. Algumas mulheres voltam a apresentar outras Fases Depressivas após anos, sem qualquer relação com o parto. É preciso enfatizar que essa depressão não oferece riscos à criança, a não ser pela suspensão da amamentação materna quando a mãe passa a receber a medicação apropriada.

Assim com, quando a mulher apresenta este quadro a decisão de iniciar o tratamento medicamentoso cabe ao médico, sendo que a mulher deverá suspender imediatamente a amamentação, pois o leite contém a medicação. Entretanto este quadro deve ser tratado o quanto antes, uma vez que durante o quadro depressivo a mulher não consegue manter seus cuidados básicos (alimentação, higiene, etc.) ou cuidar de seu filho.


Biografia:
Psicanalista e Mestre em Psicopatologia pela (Escola Paulista) em SP-BRASIL; Formação Integral e Análise Didática em Psicanálise; Psicólogo Clínico pelo (Saint Meinrad College) em USA; Pedagogo pelo (FEC ABC) em SP-BRASIL; MBA pela (University Abet) em USA; Curso de Especialização em Entorpecentes pela (USP) em SP-BRASIL; Livre Docente em Faculdades e Universidades Brasileiras; Exerce atividades Clinicas e Educacionais há mais de trinta e cinco anos; Membro de varias Sociedades Científicas Internacionais; Membro da “Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estado de São Paulo”; Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras” e Atual Diretor do Centro Psicanalítico de Ubatuba-SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 64999


Outros títulos do mesmo autor

Artigos SEGREDO DA AUTO-ESTIMA Wagner Paulon
Artigos NOMES PROEMINENTES DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA Wagner Paulon
Artigos PAIS DEPENDENTES FILHOS DEPENDENTES Wagner Paulon
Artigos A GERAÇÃO “LATRINHA DE CELVEJA”. Wagner Paulon

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 34 de um total de 34.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
UM DIA PENSEI... - orivaldo grandizoli 64987 Visitas
SONHE UM SONHO LÚCIDO - Simone Dimilatrov 64987 Visitas

Páginas: Primeira Anterior