Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Postura Ética
Quem é você quando ninguém está olhando?
Xiko Acis

Resumo:
Um exame permanente das consequências das minhas ações e condutas com o outro, em relação a fazer ou deixar de fazer o Bem e o Mal.

No meu texto anterior sobre Ética, fiz algumas definições que julgo importantes, porém fiquei apenas no conceito. Agora quero propor uma reflexão mais profunda sobre um modelo que criei, chamado Postura Ética.

A Ética em si é um princípio que devemos conhecer. Algo abstrato que às vezes fica longe de uma visão prática e mais pragmática. A Moral, sendo um código de conduta, por vezes engessa nossas ações, pois depende de circunstâncias e cultura. Defendo a tese de que a Postura Ética pode ser uma reflexão mais acessível e que podemos exercitar de forma prática. Sua definição para mim é:

Um exame permanente das consequências das minhas ações e condutas com o outro, em relação a fazer ou deixar de fazer o Bem e o Mal.

Para assumir uma Postura Ética perante a vida são necessários quatro ingredientes básicos:

1º Construir Repertório: é necessário aumentar a cada dia o seu saber. É necessário ter essa disposição de forma permanente e genuína. Sem repertório, sua análise sempre será enviesada. Ao visitar ou revisitar os textos clássicos da filosofia ocidental podemos ver que os problemas éticos e morais que afetam a humanidade existem há 2.500 anos. Além disso, você tem que discutir muito, refletir muito, fazer conexões entre os clássicos e nossa forma de viver atual. Tem que assumir a postura Socrática: “Sei que nada sei” e construir, a cada dia, de forma séria, um novo saber.

2º Visão Enxadrista: O melhor jogador de xadrez é aquele que consegue ver mais jogadas à frente, ou seja, ele consegue antever o que seu adversário vai fazer. Ter visão enxadrista é saber com mais profundidade as consequências gerais dos seus atos do dia-a-dia. Quando você compra um produto pirata, por exemplo, o que acontece em toda a cadeia? Quem produziu? Quem distribuiu? Quem vendeu? Saber qual é a consequência dos seus atos numa visão de curto, médio e longo prazo, procurando visualizá-las, entendê-las e, quando possível, interferir na busca de um bem comum.

3º Valores Virtuosos: Saber as diferenças entre bem e mal, saber que, quando você não está fazendo o bem, você está fazendo o mal, requer um refinamento em seus valores de vida. É necessário entender o “outro”. É necessário respeitar o “outro” e suas diferenças. Tratar o “outro” sempre como “Sujeito” ou “Fim” e nunca como “objeto” ou “meio”. Conhecer a “humanidade” que é capaz o ser humano. Buscar sua virtuosidade na reflexão profunda e constante na tentativa de responder qual o seu papel aqui, neste pequeno planeta chamado Terra.

4º Ações Possíveis: Você tem que falar sobre ética, você tem que discutir sobre ética, você tem que escutar o que está falando. Ver se o que você fala sobre ética faz sentido para sua vida e de seu entorno. Suas palavras são a porta de entrada para assumir uma Postura Ética efetiva. Depois de falar muito, refletir muito, comece fazendo coisas éticas no seu dia-a-dia. Pense primeiro em você. Nas coisas que consome. Veja o que não é ético e o que é. Valorize e fale para todos o que é ético em você. Depois comece com sua família, seus amigos, sua comunidade, sua cidade, seu estado, seu país e o mundo. Sempre um passo de cada vez. O seu legado Ético é a única coisa que as pessoas vão lembrar. Todo o resto é resto.

Ao assumir uma Postura Ética diante da vida, você ainda precisa: Indignar-se, vigiar e querer transformar. O que isso quer dizer:

Indignar: você não pode permanecer no piloto automático e assistir as inconsequências que estão acontecendo com o mundo. Você tem que se revoltar com a corrupção, crimes, descaso com o meio ambiente, educação e saúde precárias etc. Somente com uma dose de indignação você começa a assumir uma Postura Ética.

Vigiar: Você tem que vigiar, primeiro você. Depois sua família, depois os amigos, comunidade e assim por diante. A vigília se faz necessária para poder verificar os motivos que levam as pessoas, inclusive você, a serem aéticas ou antiéticas. Esteja alerta o tempo todo.

Transformar: Indignado e observando atentamente você e o “outro”, é necessário sentir a vontade de mudança. Querer “consertar” as coisas é o primeiro passo. Se não existir uma vontade genuína de querer o bem de todos, você ainda não evoluiu o suficiente para assumir uma Postura Ética. Neste caso, precisa melhorar seu repertório.

Tudo o que escrevi é contemporâneo e prático. Basta você querer fazer. Depende somente do estado em que se encontra sua consciência e a essência da sua natureza humana. Sei que um dia você vai começar. A sua evolução, como ser, permitirá isso.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Inverno/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52990


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56706 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55019 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54894 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54793 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54692 Visitas

Páginas: Próxima Última