Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO
Sandra Teixeira da Silva

Resumo:
Neste artigo abordaremos o processo de aprendizagem e os fatores que contribuem para que a aprendizagem ocorra de forma significativa.

A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente, de forma que a aprendizagem é construída e reconstruída continuamente.
Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no âmbito escolar prevalecem novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Alem disso há a participação, mediação e interatividade, entre os participantes do conhecimento para com a aprendizagem.
A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, diálogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças.
Na relação pedagógica, professores e alunos interagem usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialogicidade fazendo a auto-avaliação de suas funções. Isso é fundamental, pois nesse encontro, professor e alunos vão construindo novos modos de se praticar a educação. É necessário que o trabalho escolar seja competente para proporcionar a cidadania que exige sujeitos capazes de fazerem história própria. Saber pensar é uma das estratégias mais decisivas. O ser humano precisa saber fazer e, principalmente, saber fazer-se oportunidade.
A aprendizagem é classificada em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 160


Outros títulos do mesmo autor

Artigos APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO Sandra Teixeira da Silva
Artigos DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM TRANSITÓRIA NUMA ÚNICA ÁREA Sandra Teixeira da Silva
Artigos DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Sandra Teixeira da Silva
Artigos PSICOPEDAGOGIA NO DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES Sandra Teixeira da Silva


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56745 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55010 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54886 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54776 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54738 Visitas

Páginas: Próxima Última