Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ALEGORIA DA CAVERNA
QUAL É A SUA CAVERNA?
Sandra Soares Sarmento

Resumo:
A escolha de viver fora ou dentro da caverna é individual. Há um mundo real e ideal e não está apenas nas ideias de Platão, mas dentro de nós. Qual sua caverna?

Somos prisioneiros de verdades dissimuladas, de padrões “perfeitos “ de como ser e de como agir.
É confortável para o ego de muitos viver nesses esconderijos dos contos de fadas que as conjunturas sociais e os status proporcionam. É tão satisfatório que os enredos “bonitos” se propagam nas diversas redes sociais. Pessoas enclausuradas mas que sorriem constantemente em busca de uma curtida ( aprovação de seu status) Cada um vai criando suas narrativas deslumbrantes e tornando-se protagonistas de uma história desconhecida apara si. Cria cavernas e escondem-se em seus interiores onde a luz da consciência não reflete sobre qualquer parede. Como é sua caverna? É confortável?

E nessas tramas parecemos ser tão livres que quase convencemos a nós mesmos dessa “pseudo felicidade” e ao outro, a quem muitas vezes, aprisionamos com nossos sorrisos nefastos.

Mas é preciso pagar para viver aprisionado. Pagamos por ideias prontas e por “fast food “ de conhecimentos. E se tudo está tão bom e confortável nessa caverna, para que sair? Sair implica reflexão, pensar sobre os pensamentos que compramos nessas vitrines onlines. Não é melhor comprar esses punhados de felicidade e pagar pelo “ QR code” ? Pode ser a prazo ou a vista . O cliente escolhe. Qual sua caverna?

Realmente parece ser angustiante sair dessa caverna quentinha e confortável. Sair requer uso da consciência, uso do discernimento, julgamento constante de nossas ações. Implica em refinamento da consciência. Demolir os muros dessa cavidade é lavar a maquiagem do self, quebrar as correntes agradáveis e bonitas que nos escraviza na ilusão do belo.
O caminho inicia -se com o mergulho no âmago e o reconhecimento das sombras internas, pois somente compreendendo o que é sombra é que adquirimos a necessidade de direcionar- se para a luz.

E vale salientar que a luz pode cessar a capacidade de enxergar. Nessa organização social que montamos há quem viva tão mergulhado na cegueira da escuridão que a mínima luz seria insuportável à consciência. Mas profetizam os querubins que é chegada a hora de muitos abandonarem seus velhos hábitos de viver as trevas. Serão arrastados a viver enredos verdadeiros ,   construindo uma humanidade justa onde a lei dessa justiça já esteja impressa em cada um que se ariscar abandonar suas cavernas ilusórias.

Há um mundo real e ideal e não está apenas nas ideias de Platão, mas dentro de nós. Que você escolhe? A caverna é tão real quanto tudo que a cerca. A escolha de viver fora ou dentro é individual. E você? Qual sua escolha?


Biografia:
SANDRA SOARES SARMENTO Graduada em Pedagogia(UFCG-Campus V). Especialista em Psicopedagogia Institucional (FASP) Especialista em Educação Especial (FASP) Especialista em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde (Faculdade Anchienta). Mestre em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde (UNIDERC). Graduanda em Psicologia ( UNISM)
Número de vezes que este texto foi lido: 323


Outros títulos do mesmo autor

Discursos ALEGORIA DA CAVERNA Sandra Soares Sarmento
Poesias PAZ Sandra Soares Sarmento


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56745 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55010 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54886 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54776 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última