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Estratégias para dar suporte à pessoa com deficiência
O que fazer para manter a rotina do meu filho(a) com Deficiência Intelectual e/ou TEA
Eulina Gama Passos Neta / Solange Ornellas

Resumo:
Dicas para auxiliar pais de crianças com deficiência durante a quarentena

1.     Procure manter a rotina, a dica é manter os horários de dormir e das refeições, para tanto inspirem-se na rotina que já existe no dia-a-dia (manter os mesmos horários de dormir, acordar e fazer as refeições). A rotina não precisa ser rígida, ela precisa ser organizada e flexível, havendo opções para mudanças, novos combinados e novas oportunidades de aprendizado.
2.     Envolva o estudante em tarefas domésticas: ajudar a arrumar a cama, os brinquedos, arrumar a mesa para as refeições, colocar água e comida para os animais de estimação, guardar itens no armário.
3.     Reforce a rotina da alimentação adequada e saudável.
4.     Planeje brincadeiras relaxantes que envolvam música e dança (fundamental tirar o foco dos eletrônicos e focar no lúdico, no movimento e na criatividade). Atenção ao uso excessivo de celulares, computadores e tablets.
5.     Aproveite os recursos online para diversificar a programação em casa (acesse músicas, jogos pedagógicos, vídeos ao vivo de contação de história, sites de dicas culinárias que podem ser feitas com colaboração da pessoa).
6.     Procure fazer o estudante lembrar dos professores, dos profissionais de saúde que a atendem, a instituição que realiza o atendimento. Mostre fotos, essa estratégia favorece o processo de readaptação.
7.     A comunicação e a mediação positiva dos familiares, responsáveis e cuidadores é fundamental nesse momento.


Biografia:
Psicopedagogas, especialistas em Educação Especial.

Este texto é administrado por: Eulina Gama Passos Neta / Solange Ornellas Araujo
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